Sexta, 20 Outubro 2017
modulo2017

Enduro Extreme Challenge

 | pdfregulamento-rdx-2017.pdf | Fotos dos anteriores | Inscrição

Tubliss

Sistema para transformar o pneus de uma mota de enduro em tubless.

Com vantagens de conseguir andar com o pneus com pressões baizas sem este descolar da jante. Mesmo que fure com um prego o pneu fica agarrado à jante.

Video com instruções de montagem do Tubliss

 
Qual a pressão ideal?

pneu

1º - Com que pressão devo começar?

Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. Duas 2psi acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.

2º - Pode 1 psi fazer diferença?

A mudança de 1 psi de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.

A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais. A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas a ajustam em 1/4 de psi.Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi.

3ª - Andar com a moto aquece o pneu?

Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 psi e o dianteiro 3.
A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.

4º - Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?

Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.

5ª - Como saberei se os pneus estão cheios demais?

Falta de aderência ou "patinação" em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.

6º - Como saber se a pressão está baixa demais?

Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está "assente" na extremidade do aro.

7º - Qual a melhor calibragem para a lama?

Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro. Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.

8º - O que devo fazer em terreno com pedras?

Aumente a pressão.

9º - E nas motos 4 tempos?

As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos. Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.


FONTE: Izaias Branco / Zaca

 
Nove dicas sobre o filtro de ar
filtro

1º - Os filtros de ar estragam-se?

Sim. Ele não se estraga por filtrar o ar, mas de ser limpo e lavado. Mas isso não quer dizer que não o deva lavar ou limpar. Quanto mais nocivo o solvente de limpeza mais rápido ele se estragará. A espuma ficará ressequida, quebradiça e perderá as suas propriedades.

2º - Qual o melhor produto para se limpar o filtro?

Querosene é provavelmente o melhor. É o menos volátil e não tão nocivo à espuma. Produtos preparados exclusivamente para a finalidade também são indicados.

3º - Qual o pior produto para limpar o filtro?

Gasolina. Ela acaba com a estrutura à base de petróleo do filtro de ar.

4º - Qual é o período de vida útil de um filtro?

Um filtro de ar poderia durar para sempre se não for limpo, mas motor não conseguiria ‘respirar’. Um filtro bem tratado durará umas 50 limpezas. Depois disso, a cola usada começará a perder aderência .

5º - Qual o pior erro que se pode cometer?

Espremer ou torcer o filtro para secar.

6º - A sujidade é a pior inimiga do filtro?

Não, mas a água é. A sujeira é bloqueada por um filtro bem lambuzado de óleo. A água pode impregnar o óleo, dispersá-lo e assim permitir que a sujeira passe pelo filtro. Se você lava a moto com uma máquina de alta pressão passe novamente óleo no filtro, mesmo que ele esteja completamente limpo.

7º - Deve-se passar gordura na borda?

Se o filtro tem uma base bem fina, é aconselhável passar gordura entre o filtro e a caixa de ar. Na maioria dos casos isso não é necessário, mas também não vai prejudicar. Use uma gordura resistente à água.

8º - Quanta sujidade suporta um filtro?

Às vezes é possível olhar para ele e ver que está a precisar ser limpo. As duas coisas mais importantes a ter em atenção são: (1) Cobertura da superfície. Se há sujeira a cobrir cada centímetro quadrado, precisa ser limpo. (2) Quantidade de sujeira. Mesmo os filtros que parecem estar limpos podem ter pequenas partículas de sujeira impregnada nos poros. Na dúvida, não acelere, limpe o filtro de ar.

9º - É preciso usar um óleo específico para filtro de ar?

Sim. É possível usar óleo de motor, mas não é tão bom quanto óleo de filtro. Óleo de motor é muito fino e passará através do filtro, ocasionando duas coisas: (1) Pingará para fora da caixa de ar directo para o chão. Isso é mau, porque além da ‘poça d’oleo’ no chão da garagem o filtro não estará devidamente oleado quando for solicitado. (2) Por causa de sua viscosidade, será aspirado para dentro do motor quando acelerar forte. Por isso é que muitas vezes ouvimos motos "engasgadas" nas primeiras voltas à pista, ou nos primeiros quilómetros num trecho. Isso é porque o piloto acabou de olear o filtro e o óleo está a passar para a camara de combustão. Óleo de filtro específico tem substâncias químicas e portadores que ajudam a dispersá-lo uniformemente até evaporar.

10º - Quando se deve olear o filtro?

De preferência no dia anterior à corrida, ao treino ou passeio.
 


rd2013-cab

Extreme Enduro Challenge

 | pdfregulamento | Fotos do anterior

rd2014-banner

Prova de Extreme Enduro

 | pdfregulamento | Fotos do anterior

rd2015-230x130

Enduro Extreme Challenge

 | pdfregulamento | Fotos dos anteriores

modulo230x130mmRD2016

Enduro Extreme Challenge

 | pdfRegulamento | Fotos dos anteriores